quarta-feira, 6 de março de 2013

HISTÓRICO PROFISSIONAL E INTELECTUAL




TRAGETORIA DE VIDA, EXPOSIÇÕES E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS COMO ARTISTA PLASTICO, ESCRITOR, TÉCNICO DE OBRAS CIVIS E PERSONALIDADE.


1964 - Madrugada de Terça – Feira dia 20 de Outubro, nasce um menino em Quirinópolis município do Estado De Goiás, Região Centro Oeste do Brasil. Olhos castanhos escuros cabelos negros crespos, cútis morena, chorava quase nada e olhava com atenção tudo a sua volta, segundo Dona Julieta que estava recebendo o quinto filho, depois viriam as outras seis meninas completando assim sete filhos vivos pois os três primeiros filhos de Dona Julieta foram fruto de gestação complicada que não chegaram a completar um ano de vida morreram ainda bebes. Nome no registro de nascimento Geraldo de Oliveira Uzeda. Descendente de Índios Brasileiros e Africanos, por parte de seus Avos maternos e Mãe.... Seus Avos Maternos vieram do Povo Calunga, Remanescente de Quilombo de Cavalcante ao Norte do Estado de Goiás, Região Centro Oeste do Brasil. Descendente também de Italianos e Portugueses, de Seus Avos Paternos e Pai, radicados no Brasil.
1968 - A família do artista se muda para Rio Verde Estado de Goiás onde reside ate 1970.
1970 - Maio de 1970, o artista plástico Geraldo e Oliveira Uzeda, sai com a família de Rio Verde no estado de Goiás mudando para a capital do estado Goiânia. Em Goiânia reside na rua da fama, setor Crimeia Leste, Canaã e por fim na Alameda das Rosas, Setor  Oeste de Goiânia.
1971 - Residindo em Goiânia primeiro na rua da fama perto da feirinha depois muda-se para o Setor Crimeia Leste onde permanece com a família ate 1972.
1976 - Primeiro registro em Carteira de Trabalho, aos 12 anos de idade já estava contratado como Projetista em canteiro de obras da construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada no estado de Goias.
1976 - Aos 12 anos de idade, 1ª apresentação Publica do artista-Coletiva Mercado Modelo-Salvador Bahia, por ocasião de visita a parentes de seu pai que residiam em Salvador, ali participou com 23, pequenas esculturas de madeira e 4,quadros sendo 2,desenho a bico de pena e 2,óleo sobre tela nesse período residia com Pai Mãe e 7, Irmãos pequenas. Trabalhava com CTPS assinada em uma empresa de construção civil como Desenhista no canteiro de obra da Usina Hidrelétrica (UHE) de Cachoeira Dourada município goiano.
1979 - Coletiva de inauguração do Centro Administrativo - Salvador Bahia, participou com a escultura de um anjo esculpido em pedra, dois gladiadores romanos esculpidos em madeira e dois desenhos a bico de pena representando as ruas antigas do centro histórico de salvador.
1979 - Coletiva - Ana Nery - Salvador Bahia, participou com quadros óleo sobre tela, desenhos a bico de pena e uma única escultura de uma banhista com uma jarra na mão em madeira.
1977 - Coletiva do Shopping Center Iguatemi - Salvador Bahia, participou com 12 desenhos a bico de pena, nesse ano o artista residia no bairro Castelo e ainda nesse mesmo ano mudou-se com a família para o bairro CAB onde faleceu Sra. Dona Julieta mão do artista, logo em seguida mudam - se para a Suçuarana também em Salvador para ficarem mais perto do trabalho do pai do artista.
1978 - Coletiva Mercado Modelo - Salvador Bahia, participou com quadros óleo sobre tela, desenhos a bico de pena e oito esculturas todos os trabalhos representando trabalhadores do porto de São Joaquim, Estivadores e Mulheres do cais.
1979 - Muito doente, no final deste ano muda-se com parte da família para Aracaju Sergipe, por ocasião da transferência do pai que se casa pela segunda vez com a Sra. Clerisvalda com quem tem mais dois filhos Marta e Daniel. Daqui para frente o Artista segue morando sozinho e seus familiares retornam para Salvador onde residem até hoje. Apos o falecimento da mão Dona Julieta o artista fica extrema mente fragilizado e sofre diversas crises de anemia falciforme, doença que já nasceu com ele, precisando fazer varias internações só recupera a saúde em 2003.
1980 - Trabalha restaurando Edificações tombadas patrimônios históricos no interior do estado de Sergipe.
1981 - Coletiva da Galeria de Artes Quadros e Molduras- Aracaju Sergipe, participou com 12 desenhos a bico de pena, cinco óleo sobre tela e 4 esculturas em pedra e madeira.
1981 - Coletiva de inauguração da Galeria de Artes José Inácio - Aracaju Sergipe, participou com 3,esculturas.Ainda muito doente começa a trabalhar no projeto urbanístico de revitalização das ruas e calçadão de Laranjeiras e João Pessoa no centro histórico de Aracaju Sergipe.
1981 - Participa da elaboração dos projetos de revitalização do mercado municipal, orla marítima, e Barra dos Coqueiros em Aracaju Sergipe.
1981 - Trabalha na restauração e reforma da Ponte do Imperador, ponto turístico de Aracaju Sergipe.
1981 - Coletiva de artes plásticas Salão de Artes José de Dome - Aracaju Sergipe.
1981 - Coletiva Ludus Artes Galeria, 3 esculturas - Aracaju Sergipe.
1981 - Esculpe em madeira com um metro de altura a Dra. Lia Calheiros, medica do hospital de Cirurgia em Aracaju Sergipe. Deixando perplexa toda a família da medica pela sua capacidade em representar com perfeição os traços fisionômico da Dra. Lia.
1981 - Esculpe em bronze o busto de João Alves filho na ocasião governador do Estado de Sergipe.
1981 - Trabalha na reforma e restauração do salão e hall de entrada da câmara dos deputados de Aracaju Sergipe.
1981 - Coletiva de inauguração do novo salão da Câmara dos Deputados de Aracaju Sergipe, participando com 5 esculturas e 3 desenhos a bico de pena.
1981 - Se apresenta ao Exercito Brasileiro para alistamento Militar.
1982 - Nesse ano participa de uma coletiva na Ludus Artes Galeria e Iate clube de Aracaju Sergipe e em Abril desse mesmo ano muda-se para Brasília Distrito Federal.
1982 - Ao chegar no DF, Trabalha no ateliê do artista plástico Anselmo Rodrigues, no Jardim Ingá município de Luziânia cidade goiana do entorno do Distrito Federal, produzindo e desenvolvendo estudos com esculturas, desenho, pinturas e montando apostilas.
1983 - Muito doente muda-se para o Guará II em Brasília, nesse mesmo ano participa de Coletiva em Belo Horizonte na Fundação Mineira de Artes plásticas Aleijadinho, participou com 12 esculturas e 18 desenhos a bico de pena. Mesmo doente e internado em hospitais de Brasília o artista trabalhava ilustrando com desenhos de rins, coração, sistema vascular e outros, livros, apostilas, cartazes para palestras e apresentações de médicos e residentes que o assistia durante a internação, os médicos aproveitavam do vasto conhecimento de anatomia e a excepcional habilidade do artista com desenhos.
1983 - Cria linha de carimbos para uma Medica amiga em Brasília.
1983 - Coletiva em uma loja de moveis de um amigo A Diligência Antiquário onde fica trabalhando como vendedor projetista e restaurador de moveis e objetos de artes.
1983 - Coletiva da Sociedade Hípica de Brasília, participou com 3 esculturas e 15 desenhos a bico de pena.
1984 - Coletiva de arte sacra - palácio da Cultura Goiás, volta para Brasília e é internado.
1984 - É contratado para trabalhar como projetista, entalhador e orçamentista na empresa de moveis VM Representações onde fica até 1989, trabalhando com o proprietário Sr Eliphas a quem considera como Pai adotivo. Nesse período produz muitas esculturas de arte sacra encomendadas por amigos.
1984 - Esculpe e confecciona peças entalhadas para o Gabinete do Senador José Sarney.
1986 - Coletiva com 40, artistas goianos museu do bosque dos buritis-Goiânia Goiás.
1987 - Coletiva Multi Artes Galeria Goiânia Goiás.
1988 - Coletiva Museu de Artes Belo Horizonte Minas Gerais.
1988 - Muda-se para a casa do patrão Sr Eliphas no Lago Norte em Brasília, onde fica até 1999.
1988 - Trabalha na empresa Ronny Moveis, do Sr eliphas levi Garcez Maia onde fica até 1992.
1989 - Coletiva "Gatu"Galeria Casa Grande - Goiânia Goiás.
1989 - Esculpe uma serie de cavalos em madeira conquistando premiação em Brasília.
1989 - Coletiva de alunos do ICAT/AEUDF, o artista era um dos alunos do curso de artes.
1990 - Coletiva XI Salão Anapolino de Artes - Anápolis Goiás, logo em seguida viaja para o Rio de Janeiro.
1990 - Trabalhando no Ateliê do Artista Plástico Benigno, Ilha do Governador Rio de Janeiro nesse período o artista participou de coletiva no Copacabana Paláce, praça general Osório em Ipanema.
1990 - Esculpe duas vacas adultas e um bezerrinho holandeses em uma única peça de madeira para o Ator da Rede Globo Paulo Autrin, no Rio de Janeiro.
 1991 - Participou da reforma e restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
1991 - Ainda no Rio viaja para Goiânia apenas para  participa de Coletiva no Instituto de artes  UFGO - Goiânia Goiás.
1991 - Coletiva de Natal no Centro de Convenções em Brasília, participou com 12,esculturas representando o Presépio natalino esculpido em madeira.
1992 - Volta ao Rio de Janeiro e participa com 3 esculturas na Coletiva do Hotel Nacional-Rio de Janeiro.
1992 - Desenvolve linha de coletes masculino e ternos, para a confecção de uma amiga na Penha Rio de Janeiro.
1992 - Ainda no Rio de Janeiro, Participa de exposição de Designer de Moveis -Vila Isabel Rio de Janeiro.
1993 - Retornando para Brasília é  Contratado para trabalhar na Mainline Moveis como projetista onde fica até 1996,período de pouca expressão artística, porem participa de muitas feiras e exposições de Designer de Moveis e objetos.
1993- Desenha um vestido de Noiva e Terno para casamento de amigos em Brasília.
1993-Trabalhando na Mainline Moveis desenha, viabiliza e orienta a confecção e instalação de todo o mobiliário técnico e de uso especifico do Superior Tribunal de Justiça(STJ) em Brasília Distrito Federal, em conjunto com o arquiteto Hermano Montenegro e  a Dr. Ana Maria Nyemeier, nesse período o Artista mantem contato e visita varias vezes o escritório do arquiteto Oscar Nyemeier no Rio de Janeiro.
1994-Trabalhando na Mainline Moveis desenha, viabiliza e orienta a confecção e instalação de todo o mobiliário e Participa da reforma dos apartamentos do Hotel Kubitshek  Plaza em Brasília Distrito Federal sob o comando do Arquiteto Paulo Otavio.
1994-Participa da elaboração do Código de obras e edificações do Distrito Federal.
1993- Participa da EQUIPOLAR com Designer de produtos para as industrias.
1993- Participa da FEIMOV com Designer de Moveis e Objetos.
1995-Participa e concorre ao Premio de Designer do Mobiliário em Brasília Distrito Federal.
1995-Participa da mais uma FEIMOV, Brasília.
1995- Participa da FEICOM, Brasília.
1996- EQUIPOLAR, Brasília.
1997 – Julho de 1997 Concorre ao I Premio Nacional de design do Mobiliário promovido pela Associação Brasileira das Indústrias do mobiliário ABIMOVEL São Paulo.
1998-Participa da Casa Cor Brasília, com as Decoradoras Marcia Coppola e Elaine Verçosa.
1999- Participa de mais uma e ultima Casa Cor Brasília com Eser Seabra.
1999- Desenvolve, Desenha, viabiliza e orienta a confecção e instalação de todo o mobiliário técnico e de uso especifico da Procuradoria Geral do Rio Grande do Norte.
1999-Trabalha Fazendo reformas em Pousadas e igrejas antigas no interior do estado de Goiás.
2001- Constitui empresa ZEDAN DO BRASIL Assessoria e Consultoria de Projetos LTDA, começa a trabalhar com prestação de serviços técnicos, nesse mesmo período muda-se para o Guará II em Brasília onde reside até hoje. Atualmente o artista trabalha com pesquisa na área de construção civil, Construindo edificações autossuficientes em termos de água energia e tratamento de esgoto buscando soluções para os grandes centros urbanos. Ainda desenvolve projetos de produtos para as indústrias de transformação e montagem. Esta concluindo alguns livros romances, e continua desenhando, pintando e esculpindo agora mais que nunca. Sua empresa é uma base de apoio técnico para Empresa de engenharia, indústrias de transformação e montagens, escritórios de arquitetura. O artista ainda arranja tempo para realiza trabalhos voluntariado nas áreas de educação, saúde, justiça e humanitárias na região onde mora.
2004-Desenvolve projeto gráfico, modelo de agenda diário, única e genuinamente brasileira o que difere é que as paginas tem 24 horas contemplando os profissionais e estudantes dos períodos da noite e da madrugada, além de ter a historia, costumes e tradições de todos os povoados, vilarejos, cidades, estados, distrito e municípios brasileiros.
2005-Desenvolve projeto de transformação veicular para um amigo um Motor home e um jeep.
2006 – Viaja a Altamira no Estado do Pará onde participa dos primeiros estudos e elaboração dos projetos da Usina Hidrelétrica do Rio Madeiras e de Belo Montes.
2007 – Trabalha fazendo manutenção predial nas unidades do DERTAN/DF.
2007 – Presta serviços a Poli engenharia, como encarregado de manutenção predial nas unidades da Fundação Hospitalar postos de saúde e hospitais do Distrito Federal.
2011 – Com a empresa desativada temporariamente, trabalha como funcionário em uma empresa que faz manutenção nos prédios da INFRAERO em Brasília.
ENTREVISTAS CONCEDIDAS A IMPRENSA
1978-A Tarde- Jornal de Salvador Bahia por ocasião da reforma do Pelourinho.
1982-TV Mulher- programa de televisão da Rede Globo, por ocasião da revitalização do centro histórico de Aracaju Sergipe onde também apresentou algumas esculturas.
1982-TV E Jornal Local, Aracaju Sergipe.
1988-TV Cultura Belo Horizonte.
1990-TV Cultura Rio de Janeiro, por ocasião da reforma do Teatro Municipal.
1991-Jornal O Popular-Estado de Goiás.
1986-Jornal do Artesanato Goiânia Goiás.

POSSUI OBRAS EM VÁRIOS PAÍSES
 Filadélfia-EUA, Kebec-Canadá, Oknaua-Japão, Irlanda do Norte, Amsterdã-Holanda, Índia, Veneza-Italia,Estoril-Portugal, Suécia e Hanov - Alemanha onde também já participou de feiras e exposições das industrias mundiais.